Prêmios

PREMIAÇÃO JÚRI OFICIAL

O júri da 9a Semana indicará cinco destaques entre os longas, curtas e médias-metragens em competição. Dois prêmios são fixos – os de melhor filme e o prêmio especial do júri, que deverão obrigatoriamente ser destinados a obras de formatos diferentes (um longa e um curta ou média-metragem). Outros três prêmios serão indicados pelo júri de acordo com sua avaliação, podendo destacar aspectos técnicos ou estéticos que se sobressaiam no conjunto das obras apresentadas.

Os premiados serão agraciados com troféus-imagens da artista Clara Moreira.


PRÊMIO-AQUISIÇÃO CINEBRASILTV

O CINEBRASILTV oferecerá pela primeira vez Prêmio-aquisição no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para curtas e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para longas. Ao menos um filme será agraciado com o prêmio.


INDIELISBOA

“Festival de cinema internacional que, desde 2004, acontece anualmente em Lisboa, o Indielisboa exibe filmes de todos os gêneros e formatos. A programação se assenta em critérios de originalidade, qualidade e atualidade das obras de autores de todo o mundo que, através do festival, chegam pela primeira vez ao público e aos profissionais do setor. O Indielisboa acontece em vários espaços culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana, seja de espaços culturais, seja na circulação de públicos e na apropriação da cidade, fato responsável pelo crescimento e diversificação do público desde a primeira edição.” Em seu quinto ano como parceiro da Semana, o IndieLisboa irá exibir, em sua programação, um dos filmes em competição, escolhido por sua equipe de curadoria.


INTERCÂMBIO COM FESTIVAIS E CURADORES INTERNACIONAIS

Há alguns anos, a Semana iniciou um trabalho de intercâmbio com curadores e festivais internacionais, disponibilizando para eles os links dos filmes em nossa programação, obviamente com a concordância prévia d_s realizador_s e produtor_s.

A intenção primeira desta ação é colaborar com os filmes, contribuir para a sua circulação internacional, enquanto promovemos um estreitamento da relação da Semana com festivais de diversos cantos do mundo

A lista de festivais e curadores é renovada a cada ano, de acordo com parceiros já existentes e com a entrada de novos interessados na rigorosa seleção de filmes brasileiros, alguns mais, outros menos conhecidos, que nos empenhamos em oferecer a cada edição. No ano passado tivemos a participação de curadores de festivais como Roterdã, Oberhausen, Cinemá du Réel, CPH: DOX , BAFICE e Cartagena.

Para este ano, além dos curadores que recebem os links, uma lista em constante ampliação, temos ainda a confirmação de dois festivais, o IndieLisboa e Festival Cinematografico Internacional del Uruguay; além do cinema/ distribuidor mexicano,  o Cine Tonalá;  que se comprometem antecipadamente com a escolha de filmes da Semana para as suas programações.

Trata-se de uma pequena ação, com a qual esperamos contribuir para grandes vôos dos filmes brasileiros.