júri elviras

As Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema surge em 2016 de uma inquietação partilhada pelas mulheres da crítica, mesmo sentimento que experimentam inúmeras profissionais de outros campos: a invisibilidade. Buscando conhecer melhor o passado de mulheres dessa área de atuação, o Coletivo foi batizado com o nome de Elvira Gama, titular da seção “Kinetoscópio” do Jornal do Brasil entre 1894 e 1895. Ao contrário de outras associações de cinema brasileiras, o Coletivo inclui profissionais das cinco regiões do país que se dedicam a analisar a realização cinematográfica não apenas no âmbito jornalístico, mas também no acadêmico. Atinadas com a essência da Semana, firmamos parceria através do Prêmio da Crítica Elviras para ampliar e estimular o intercâmbio de ideias com a vanguarda do cinema brasileiro.

Elisabete Estumano Freire
Jornalista, radialista e crítica de cinema, com bacharelado em Cinema e mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente trabalha na TV Brasil, é integrante das Elviras e editora dos blogsites Programacinesom e CabinedeCinema.

Julie Nunes
G
raduada em cinema e pós graduada em cenografia iniciou sua atuação no cinema como assistente de direção. Desde 2013 trabalha como crítica cinematográfica e colaboradora para o Canal Claquete Filmes e mais recentemente para o site CinePOP. Além disso é organizadora de cursos que trabalham o cinema e a filosofia juntos em instituições como a Cinemateca do MAM  e o Museu da República no Rio de Janeiro.

Tatiana Reuter Ferreira
Cineasta, coordenadora de produção e crítica de cinema, com bacharelado em Cinema e pós-graduação em Cinema Documentário pela FGV. Atualmente trabalha na Globosat, é integrante das Elviras e edita o blog Café: extra-forte.