Regulamento – 11a. Semana 2020

Regulamento

SOBRE

A SEMANA DE CINEMA (nova nomenclatura da “Semana dos Realizadores”) é um festival voltado à exibição e discussão do cinema contemporâneo brasileiro, através da exibição de filmes em curta, média e longa metragem, debates e palestras.


DATA E LOCAL
A 11a edição da SEMANA DE CINEMA está prevista para acontecer no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de junho, em data a ser confirmada de acordo com a captação do projeto


SELEÇÃO 

O processo de seleção de longas, médias e curtas metragens se dará pela análise de filmes submetidos através de inscrições, bem como filmes convidados pela equipe de curadores do festival. 

Inscrições dos filmes finalizados em 2019: até 31/01/2020

(INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 07 DE MARÇO DE 2020)

Inscrições dos filmes finalizados em 2020: até 29/02/2020

(INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 07 DE MARÇO DE 2020)


CATEGORIAS
A programação da 11a SEMANA DE CINEMA será composta por mostras não competitivas, a serem definidas pela equipe de curadoria, com curtas, médias e longas metragens, preferencialmente inéditos na cidade do Rio de Janeiro. Poderão ser instituídos prêmios e destaques, concedidos por instituições e empresas parceiras.


INSCRIÇÕES E PRAZOS 

  1. As inscrições estarão abertas em link indicado no site www.semana.art.br, entre os dias 02/01/2019 de dezembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020. (INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 07 DE MARÇO DE 2020)
  2. Na inscrição on-line, os concorrentes deverão enviar links para visionamento do filme na íntegra para avaliação. Serão aceitos apenas LINKS para acesso aos filmes via web, preferencialmente com opção para download do arquivo.
  3. A inscrição será considerada válida após a recepção pela organização da ficha de inscrição online contendo o link para acesso ao filme.
  4. A lista dos filmes selecionados será divulgada será divulgada em até um mês antes do festival.


CURADORIA
A curadoria da 11a SEMANA DE CINEMA será formada por uma comissão de seleção, convidada pela coordenação de programação, constituída por programador_s, curador_s, realizador_s, representant_s de cineclubes e coletivos, acadêmic_s, entre outras funções desenvolvidas no audiovisual. 

FORMATOS DE EXIBIÇÃO
Os filmes selecionados deverão ser enviados em DCP e em arquivos digitais “h264”, para exibição no circuito ampliado que se pretende estabelecer, com parceiros que viabilizem a descentralização da programação.

MATERIAIS
Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão fornecer materiais completos de divulgação (ficha técnica completa e fotos em alta resolução) em até cinco dias após a comunicação da seleção. Deverão também informar, no mesmo prazo, o número do CPB (quando disponível), além da classificação indicativa e a justificativa para tal classificação, de acordo com o manual do Ministério da Justiça.

DISPOSIÇÕES FINAIS 

  1. Os realizador_s dos filmes inscritos no Festival cedem à SEMANA DE CINEMA o direito de gratuitamente exibir com fins de divulgação, em qualquer mídia, imagens do filme (fotos e trechos de no máximo 2 minutos), por si ou por terceiros, a qualquer tempo, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos participantes qualquer remuneração ou compensação.
  2. É da responsabilidade do concorrente a utilização de imagens e músicas de terceiros em seus filmes, assim como qualquer ônus que decorra de lesões a direitos de imagem e autorais.
  3. As cópias para exibição, em DCP e em arquivo digital “h264, deverão ser enviadas até 10 dias antes da exibição do filme. O festival se responsabiliza apenas pela devolução das cópias.
  4. Os convites para a presença dos realizadores dos trabalhos selecionados dar-se-á dentro dos limites orçamentários do evento.
  5. A Semana se reserva o direito de encaminhar para a Cinemateca do MAM, cópias digitais dos filmes inscritos em seu processo seletivo, a título de preservação e memória. O MAM se responzabiliza pela conservação deste acervo e se compromete a não realizar nenhuma exibição pública e/ou não repassar os filmes para terceiros, sem a prévia anuência dos detentores dos direitos autorais.
  6. A Semana se reserva o direito de encaminhar para o Banco de Obras da Semana (http://www.semana.art.br/banco/) , as informações completas dos filmes inscritos em seu processo seletivo, a título de memória e distribuição independente. A Semana se responzabiliza pela articulação na comunicação da exibição independente deste acervo e se compromete a não realizar nenhuma exibição pública e/ou não repassar os filmes para terceiros, sem a prévia anuência dos detentores dos direitos autorais.
  7. Ao concluir a inscrição no site, o realizador efetivará sua inscrição no festival, e estará aceitando todas as normas contidas neste regulamento.

7. Os casos não previstos por este regulamento serão analisados pela comissão organizadora do festival, sendo sua decisão soberana.