SEMANA SEMANA – Festival de Curadoria Expandida Online da Semana de Cinema começa no dia 18 de agosto.

No próximo dia 18, SEMANA SEMANA entra no ar, projeto de curadoria expandida da Semana de Cinema, com sessões semanais de curtas-metragens e debates.

A cada semana, apresentaremos uma sessão com dois curta metragens, escolhidos tanto do conjunto dos filmes inscritos para 2020 quanto de edições anteriores. Em torno dos filmes, propomos uma conversa com os realizadores e convidados, afiando o exercício do debate das linguagens e realizações cinematográficas e as suas reverberações no Brasil hoje. Semana a semana.

A programação de agosto conta com o curta inédito de Lincoln Péricles FILME DE DOMINGO”,  e “CONTE ISTO ÀQUELES QUE DIZEM QUE FOMOS DERROTADOS”, de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito. Já na segunda sessão, disponível a partir do dia 25 de agosto, exibiremos os curtas “GLÓRIA” de Yaminaah Abayomi e Nádia Oliveira e “SÓLON” de Clarissa Campolina. 

A SEMANA SEMANA é um espaço de construção coletiva. Mensalmente, divulgaremos as sessões e debates organizados pela equipe de curadores. Vamos construindo, juntes, ações e formando parcerias com outros curadores e iniciativas, buscando uma programação diversa, arriscada, descentralizada. Em outubro, lançaremos uma Chamada Pública nacional para jovens curadores, propondo encontros de formação e expandindo o corpo de curadores da SEMANA. Os jovens terão encontros de trocas com os curadores do festival e, no final do processo, organizarão suas sessões e debates na SEMANA SEMANA. .

Na impossibilidade do encontro presencial, esperamos que esta seja uma maneira de agir na brecha do agora e ensaiar novas propostas de troca ativa, expansão e descentralização do festival, para seguir e aprofundar as mudanças que se fazem urgentes no papel da distribuição do cinema independente brasileiro, assim como na formação de novas redes e de público.

A programação vai estar disponível no site da Semana e na página da Semana no Youtube.

Foto: Alessandra Castañeda