REGULAMENTO DA CONVOCATÓRIA DE
FORMAÇÃO CURATORIAL

Realização: Semana
Parceria: Instituto Moreira Salles

Objeto: Constitui objeto desta Convocatória a seleção de 5 (cinco) novas curadoras e curadores, de todas as idades, dos mais diversos territórios, com uma remuneração no valor total de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para cada pessoa.

Parágrafo único: Com foco em curadores das periferias, comunidades tradicionais e grupos de vulnerabilidade social, a Convocatória é um espaço para a experimentação de discursos e formatos sobre o olhar.

  1. APRESENTAÇÃO:
    1.1. A Semana torna pública esta Convocatória para formação de novas curadoras e curadores que farão parte da sua equipe no projeto Semana Semana.
    Considerando:
    a) Semana: Organização civil sem fins lucrativos que visa contribuir com a formação do público de diversos territórios e com a democratização do acesso à produção cinematográfica brasileira, atenta aos questionamentos mais sensíveis do mercado audiovisual, às relações humanas e ao contexto político para dialogar com as inquietações da sua programação.
    b) Semana Semana: projeto virtual da Semana que acontece no site www.semana.art.br e no seu canal do Youtube, com sessões semanais que disponibilizam gratuitamente a exibição de 2 curtas metragens e
    promovem um debate online sobre os filmes e os temas que eles abordam.
  2. OBJETIVO:
    2.1. Somando à motivação de ampliar nossas redes e a diversidade de profissionais que ocupam a Semana, propomos uma convocação de novas curadoras e curadores, com critérios de seleção que priorizem curadores das periferias, comunidades tradicionais e grupos de vulnerabilidade social e de baixa renda,
    de diferentes territórios, que tem como objetivo:
    a) Contribuir para a formação de novos olhares curatoriais na difusão audiovisual brasileira;
    b) Estimular o aprimoramento e desenvolvimento do corpo curatorial da Semana;
    c) Colaborar com a aproximação de curadoras e curadores que atuam em território nacional;
  3. PROPOSTA:
    3.1. Poderão se inscrever pessoas físicas residentes em todo território nacional.
    3.2. As pessoas que se candidatarem deverão preencher um Formulário de inscrição simplificado para o processo de seleção.
    3.3. As 5 (cinco) pessoas selecionadas participarão de um processo que consiste em encontros de mentorias e trocas com o corpo curatorial da Semana e profissionais de cinema convidados, com o intuito de formação, pesquisa, curadoria e produção.
    3.4. O processo de formação e pesquisa será realizado de fevereiro a abril de 2021.
    3.5. Dentro do processo de formação, as pessoas selecionadas participarão de um conjunto de 9 (nove) conversas de mentorias, com 13 (treze) curadores e profissionais do audiovisual, todas realizadas em uma plataforma virtual.
    3.6. O processo de curadoria e produção das sessões online na Semana Semana será realizado de fevereiro a abril de 2021. As sessões organizadas pelos novos curadores serão realizadas em maio e junho de 2021.
    3.7. Dentro do processo de curadoria e produção, cada pessoa fará o visionamento de curta-metragens (filmes inscritos para seleção da Semana) que ajudará a escolher 2 filmes para compor suas sessões online,
    conduzindo também um debate com os filmes, versando sobre eles e os temas abordados na Semana Semana.
    3.8. É imprescindível a disponibilidade das pessoas candidatas para realizar o cronograma acima citado e o acesso à internet.
  4. INSCRIÇÕES:
    4.1. As inscrições deverão ser feitas através do Formulário de inscrição que estará disponível no site www.semana.art.br e nas redes sociais da Semana de 15 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021.
    4.2. A inscrição será gratuita.
    4.3. As pessoas candidatas deverão preencher todas as informações contidas nos formulários, estando sujeitas à desclassificação caso estas não estejam completas ou não sejam verídicas.
  5. SELEÇÃO:
    5.1. A Comissão de seleção será composta por 13 membros da curadoria da Semana, que examinarão as inscrições de acordo com os critérios aqui estabelecidos.
    5.2. Os critérios levarão em consideração:
    a) Desregionalização;
    b) Corte social: curadores das periferias, comunidades tradicionais e grupos de vulnerabilidade social e baixa renda.
    c) Experimentação de discursos e formatos sobre o Olhar.
    5.3. O resultado da seleção será disponibilizado no site www.semana.art.br e nas redes da Semana e do
    Instituto Moreira Salles em fevereiro de 2021.
    5.4. A equipe da Semana fará o contato direto com as pessoas selecionadas para organizar a execução do planejamento de formação, pesquisa, curadoria e produção da proposta da Convocatória.
    5.5. Caso a pessoa selecionada não possa mais participar dessa Convocatória, será necessário informar por email e seguiremos a ordem de suplentes.
  6. REMUNERAÇÃO:
    6.1. Cada pessoa selecionada receberá uma remuneração no valor total de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais).
  7. DISPOSIÇÕES GERAIS:
    7.1. O email de comunicação é: semana@semanadosrealizadores.com.br