Sessão em cartaz

Sessão 31: DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

04 a 11 de maio de 2021

Curadoria

Thiago Rocha

Semana Semana 2021

A Semana Semana segue seus trabalhos de ocupação audiovisual em 2021. A cada semana, no nosso site e canal de youtube, uma nova sessão em cartaz, finalizada numa conversa com os realizadores dos filmes e convidados atuantes no debate cultural e social.

Para esta programação, convidamos 13 cineclubes de diferentes lugares do Brasil: Mate com Angu (Duque de Caxias, RJ), Quase Catálogo (Niterói, RJ), Cinecluba (Rio de Janeiro, RJ), Baixada Cine (Belford Roxo, RJ), Cine Club TF (Belém, Pará), Cineclube Boca do Lixo (Belo Horizonte, MG), Cineclube Ybyrapema (Capão Redondo, SP), Cineclube Aranha (Belo Horizonte, MG), Cineclube Bamako (Recife, PE), Aldeia Itximitary (Lábrea, AM), Cineclube Afoxé (Vitória, ES), Zero4 (Pelotas, RS), Cine Taquara (Rio de Janeiro, RJ).

Também apresentaremos sessões organizadas por curadores dos mais diversos territórios selecionados pela Convocatória de Formação Curatorial, um espaço para a experimentação de discursos e formatos sobre o olhar.

Para esta iniciativa contamos com o apoio da Lei Aldir Blanc, essa conquista da classe artística e dos trabalhadores da cultura brasileira – somos mais de 5 milhões de pessoas, uma das maiores classes produtoras de riqueza no país.

Os cineclubes são os principais formadores de público para o audiovisual – num país onde 90% dos municípios não têm sala de cinema, muitas vezes são os únicos espaços públicos onde se pode ver um filme coletivamente. Historicamente, foram espaços de resistência democrática no país, garantindo a livre reflexão sobre arte e suas repercussões políticas em meio à ditadura. Nos últimos 20 anos, vivemos um ressurgimento do movimento cineclubista, ampliando e democratizando o acesso às produções, e grande parte da equipe da Semana vem dessa escola. Atualmente de novo se fortalecem, como braços de afirmação cultural e identitária e também de lazer e entretenimento. Cada cineclube traz consigo um território, suas temáticas, recortes, e olhares próprios sobre cinema e o mundo. O movimento cineclubista continua sendo uma ferramenta criativa e experimental, capaz de viabilizar ações concretas e pedagógicas contra a fábrica de crises vigente no Brasil. A diversidade só fortalece. Vamos abrir a roda. Enlarguecer.

Semana Semana 2021 é um convite para trocar experiências, multiplicá-las e transgredi-las.