DEBATE 17 – ARQUEOLOGIA DAS IMAGENS DA BAIXADA

Exibição

26 de janeiro de 2021, às 19h

Sobre

DEBATEDORES: Heraldo HB (TODO DIA VOCÊ VAI TER QUE OLHAR PRA ISSO), Valter Filé (PRAÇA DO PACIFICADOR) Josinaldo Medeiros (favelado, cineasta, poeta e militante social), Adrielle Vieira (artista de rua, escritora, dançante, rapper, fotógrafa e educadora teatral), José Cláudio (professor). Mediação: Anne Santos (curadora, produtora e cineclubista)

Debatedores

Heraldo HB - Todo dia você vai ter que olhar pra isso

Animador cultural, escritor, realizador audiovisual, educador popular e cineclubista. Atua com Cineclubismo e Produção Audiovisual através do Cineclube Mate Com Angu, na Baixada e no Norte Fluminense. É editor do site Lurdinha.Org, integrante do Goméia Galpão Criativo e do Ponto de Cultura Lira de Ouro.

Valter Filé - Praça do Pacificador

Professor do curso de Cinema e audiovisual – licenciatura da UFF – Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordenador do LEAM – Laboratório de estudos e aprontos multimídia – relações étnico-raciais na cultura digital. Membro do Conselho Gestor e do Comitê de incidência política da AIC – Agência de Iniciativas cidadãs – BH/RJ.

Josinaldo Medeiros - Favelado, cineasta, poeta e militante social

Cineasta, especialista em Montagem pelo Núcleo de Produção Cinemaneiro e Cineclube Mate Com Angu. Desde 2006 ministra oficinas de cinema em diversos cantos do Brasil. Fez parte da equipe de montagem do filme “5x Favela – Agora Por Nós Mesmos”, “Giovanni Improtta”, do diretor José Wilker, das séries “Mais Vezes Favela”, “Meus Dias de Rock” e “Imagem e Vinil”, baseada no álbum de Aldir Blanc e Maurício Tapajós, entre outros. Fundador do Cineclube Beco do Rato na Lapa, é pesquisador da arte audiovisual produzida nas periferias do Brasil e integrante do Cineclube Mate Com Angu, Também é associado ao coletivo de arte NA Favela, que produz cinema de forma popular e criativa junto a moradores do Complexo da Maré, favela onde nasceu e foi criado.

José Cláudio Souza Alves - Professor

Professor de Sociologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e autor do livro: Dos Barões ao Extermínio: Uma História da Violência na Baixada Fluminense.

Adrielle Vieira - Artista de rua, escritora, dançante, rapper, fotógrafa e educadora teatral

25 anos, cria de Nova Iguaçu, Austin, Baixada Fluminense. Participou da Escola Livre de Cinema em Austin, ano 2013. Esteve no grupo pesquisa em dança Funk Passinho e Charme 2013/2015, projeto Parque Madureira. Foi integrante do grupo Teatral Coletivo Insulto 2015. Estudante de licenciatura em teatro pela Unirio. Pesquisa oralidade, escrita e corporeidade ancestral na arte educação. Artista de rua, escritora, dançante, rapper, fotografa e educadora teatral. Esteve atuando como estagiária na ETE Teatro Martins Penna em expressão corporal II com a professora Vera Lopes, 2018. Atriz na Trupe de Lá TAG companhia em Marechal Hermes pesquisa teatro de rua com espetáculo “Seessapraçafosseminha” em 2019. Atua no espetáculo minado criado pelo Grupo Atirou fundado Maré/RJ. Idealizadora e Produtora audiovisual independente Pretos Encena. Realizadora e apresentadora no Canal PláVídeos. Articuladora do movimento Pela vida de Nossas Mães. Atua no Curta Blackout, Direção Rossandra Leone que esteve no Festival de Cinema de Gramado. Esteve como bolsista na Biblioteca Da Unirio no projeto Contação de história 2016 – 2018.

Anne Santos - Mediação

Nasceu em 1983, Duque de Caxias/RJ. É formada em Ciências Sociais (UFF). Atua como técnica de som direto e produtora. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Semana de Cinema.