DEBATE 20 – CINEMA DE CONDIÇÃO

Exibição

16 de fevereiro de 2020 às 20h

Sobre

DEBATEDORES: Alexandre Ferreira (INF NCIA), Luiz Silfer (INF NCIA), Sandro Garcia (SONHO DE UMA NOITE DE TESÃO), Lorre Motta (realizador, atroz e performer), Beatriz Rodrigues (produtora) e Cíntia Lima (professora, escritora, cineasta, roteirista e produtora audiovisual)

Debatedores

Alexandre Ferreira - Infância

47 anos, nascido em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, é formado em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio. A paixão pelo audiovisual me chegou quase que tardiamente depois que eu entendi, através de uma Oficina de Cinema realizada pela Baixada Cine em 2019 que é possível fazer filmes, narrar a nossa própria história.

Luiz Silfer - Infância

Belforroxense, artesão ambientalista, participante da primeira Oficina de Cinema Periferia no Centro Cultural Donana. Produzindo o curta “Infância” ganhador do melhor filme em 2019 na Amostra Rio 2030 pela Casa Fluminense. No ano seguinte, produziu em seu bairro, o curta “Horários”, criando a Da Lama Filmes. Produtora de cinema periférico com o intuito de expor a realidade do cotidiano de bairros com carência urbana.

Sandro Garcia - Sonho de uma noite de tesão

Cineasta Belforroxense idealizador e fundador do Coletivo BaixadaCine e do Cineclube Velho Brejo, ambos atuantes na Baixada, tendo origem e foco em Belford Roxo. Assinatura na Direção e/ou Roteiro dos curtas: Cor Viciada (Selecionado pro Filmaê Brasília), Cidade do Amor (Vencedor do festival Mate com Angu Baixada 1Minuto), A Arte da Baixada (Websérie), Rádio Perifa (Melhor Atuação na Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, Salvador/BA), L.G.BAIXADA.T (Lab Curta), O Desejo é um Tempo Parado (Melhor Ficção no CineFone), Buraco (70 Olhares).

Lorre Motta - Realizador, atroz e performer

Atua, dirige, canta e realiza produções independentes. O cria de Duque de Caxias integra o coletivo BaixadaCine e está em formação pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Possui o prêmio de “MELHOR ATUAÇÃO” em Salvador/BA pelo curta “Rádio Perifa”. Atualmente assina a co-direção do videoclipe “Medusa”, de Zélia Duncan. Entre performances, músicas, filmes e peças, Lorre transpõe a vivência de um corpo trans-periférico bissexual e preto em todas as suas obras.

Beatriz Rodrigues - Produtora

Produtora responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos no BaixadaCine. Cria de Belford Roxo e Bacharelanda em Produção Cultural pelo IFRJ Nilópolis.

Cíntia Lima - Professora, escritora, cineasta, roteirista e produtora audiovisual

É mulher preta e mãe da Baixada Fluminense. Professora, escritora, cineasta, roteirista e produtora audiovisual. Formada em Letras (português/francês), pós-graduada em Literatura Brasileira pela UERJ e Bacharela em Produção Cultural pelo IFRJ/Nilópolis. Hoje seu foco é a literatura e o cinema, onde usa essas duas formas de arte para se expressar, produzir e democratizar o acesso às linguagens artísticas para populações periféricas e baixadenses. Sua missão como produtora é transformar vidas através de histórias, trajetórias, memórias e afetos.