DEBATE 27 – CINEMAS NEGROS CAPIXABAS

Exibição

06 de abril de 2021

Sobre

Karol Mendes (RISCADAS), Edson Ferreira (CHAMADA A COBRAR) Bárbara Maia Cerqueira Cazé (Cineclube Afoxé). Mediação: Anne Santos (curadora, produtora e cineclubista)

Debatedores

Edson Ferreira

Ator, cineasta, roteirista e produtor. É diretor da Filmes da Ilha Produções. Como ator, seus trabalhos mais destacados são o curta “A Mesa no Deserto” e as séries “Cidinha dá Jeito” e “Valerianas”. Dirigiu e roteirizou videoclipes, documentários e obras de ficção, com destaque para o longa “Entreturnos” (2014), coproduzido pelo Canal Brasil, e “Chamada a Cobrar” (2020), curta em que dirige e atua. Atualmente se encontra em pré-produção de “Chamada a Cobrar – A Série” e na pós-produção do longa documentário “Sub”. Como instrutor, tem aplicado oficinas de capacitação audiovisual e de atuação para cinema e TV em instituições como SESC, Prefeitura de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade de Vila Velha e Instituto Federal do Espírito Santo.

Karol Mendes

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Realizadora audiovisual, atuando como cineclubista, fotógrafa e diretora.

Bárbara Cazé

Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e cursa doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Idealizadora e coordenadora do Cineclube Afoxé. É curadora em festivais de cinema no Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Identidades e Culturas no Cotidiano, da UERJ e do NEAB UFES. É mãe de Joaquim. Organizou o livro “Mulheres Negras na Tela do Cinema”, publicado em 2020 pela Editora Pedregulho.

Anne Santos

Nasceu em 1983, Duque de Caxias/RJ. É formada em Ciências Sociais (UFF). Atua como técnica de som direto e produtora. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Semana de Cinema.