DEBATE 30 – LEMBRAR É FALHAR

Exibição

04 de maio de 2021 às 20h

Sobre

Debatedoras: Loren Minzú (CENAS DE CORPO E SEGREDO), Keyna Eleison (pesquisadora e curadora). Mediação: Ariana Nuala (educadora, pesquisadora e curadora).

Debatedores

Loren Minzú - Cenas de corpo e segredo

Nascide no território São Gonçalo, é graduande em Artes pela Universidade Federal Fluminense e atua no campo das artes visuais, performance e cinema. Ficciona através da desarticulação, rearticulação e relação entre elementos para pensar as categorias que atravessam tempo-corpo-espaço e suas instrumentalizações políticas.

Keyna Eleison

Curadora, escritora, pesquisadora, herdeira Griot e xamãnica, narradora, cantora e cronista ancestral. Mestre em História da Arte e especialista em História da Arte e da Arquitetura pela PUC – Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); bacharel em Filosofia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Membro da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a. Bienal Internacional de Arte SIART, na Bolívia. Atualmente cronista da revista Contemporary &, Professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro e diretora artística do Museu de arte Moderna do Rio de Janeiro com Pablo Lafuente.

Ariana Nuala

Educadora, pesquisadora e curadora. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), atuou na Coordenação do Educativo no Museu Murillo La Greca (2018 – 2020) e atualmente é assistente de curadoria do Instituto Oficina Francisco Brennand. Coordena como projeto independente a Plataforma e Residência Práticas Desviantes, e também é integrante e curadora dos coletivos CARNI (@carnicoletivo) e do Trovoa (@trovoa__). Combina estratégias que começam no corpo e se condensam em escrita e imagem. O exercício na curadoria é confluência artística e educativa, uma necessidade que tange seu caminhar. Em 2019 participou como residente do Valongo Festival e foi curadora da mostra Estratégias para o Contorno no XI ÚNICO pelo SESC PE.