DEBATE 35 – NOVOS NORTES

Exibição

08 de junho de 2021

Sobre

Debatedores: André Cantuária (AÇAÍ), Davi Marworno (XANDOCA) e Rayane Penha (Curadoria)

Debatedores

André Cantuária - AÇAÍ

Natural de Macapá, formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalha com audiovisual há quase 10 anos. Iniciou a carreira como assistente de edição de vídeo, produzindo peças publicitárias e matérias jornalísticas institucionais. Passando pela edição de vídeo produziu documentários institucionais e independentes. Estreou no cinema como técnico de som direto e montador do Curta Ficção “Agora já foi”, participou da primeira etapa do Longa “Os Breves”, tendo a oportunidade de trabalhar com atores de nível nacional (globais). O salto para o cinema rendeu o documentário autoral expositivo e reflexivo sobre o audiovisual amapaense “Um filme bonito de se ver”, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. Através do projeto Cine Perifa em parceria com o Inventar com a Diferença, ministrou oficinas de produção de vídeo com tema Cinema e Direitos Humanos em escolas da periferia de Macapá. A experiência como professor possibilitou também ministrar o curso de som direto para cinema no IFAP. Dirigiu o curta metragem “AÇAÍ”, recentemente premiado no Festival Guarnicê.

Davi Marworno - XANDOCA

Cineasta e realizador audiovisual indígena, pertence ao povo Galibi-Marworno, em suas produções tem como abordagem identidade e cultura por meio da linguagem audiovisual e do cinema entre os povos indígena do Oiapoque que fica localizado na fronteira com a Guiana Francesa.

Rayane Penha - Curadoria

Jornalista e realizadora audiovisual, criadora e produtora executiva da produtora Catraia, sócia representante da Associação Gira Mundo, é uma das idealizadoras e realizadora do CINE CATRAIA projeto de cine clube itinerante no arquipélago do Bailique/AP. Coordenadora de comunicação do coletivo Utopia Negra Amapaense