DEBATE 9 – COSMOGONIAS NA PRÁTICA

Exibição

20 de outubro de 2020 às 20h

Sobre

A sessão 9 é composta pelos curtas MÃTÃNÃG, A ENCANTADA (14′ 2019 Belo Horizonte/MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho e FAZEMOS DA MEMÓRIA NOSSAS ROUPAS (13′ 2020 Rio de Janeiro/RJ), de Maria Bogado. A conversa sobre a feitura dos filmes se dará a partir do caráter formal: a escolha das cores para cada um dos filmes; mas também a partir da visão que a princípio cunha uma imaginação ligada ao fantástico, mas parte de um conhecimento no dia a dia. Vamos conversar com o diretor Charles Bicalho, a diretora Maria Bogado, com a terapeuta ocupacional e artista Sabine Passareli, que também atua em Fazemos da memória nossas roupas. Mediação: Keyna Eleison.

Debatedores

Charles Bicalho - Mãtãnãg

Superior de Tecnologia em Design Gráfico no Instituto de Arte e Projeto (INAP) em Belo Horizonte. Graduação em Letras na UFMG. Especialização em Pós-Produção para Cinema, TV e Novas Mídias no Centro Universitário UNA-BH. Master of Arts em Estudos Literários na University of New Mexico, EUA. Doutorado em Estudos Literários na UFMG. Diretor, produtor, roteirista. Diretor dos curtas: Caligrafilmes (2008); Making of Dicionário (2012); Pirapora (2012); Konãgxeka: O Dilúvio Maxakali (2016). Membro fundador da produtora Pajé Filmes.

Maria Bogado - Fazemos da memória nossas roupas

Formada em audiovisual pela UFRJ, mesma instituição na qual realiza doutorado em tecnologias da comunicação e estéticas. É mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Trabalhou na pesquisa do livro Explosão Feminista (2018), no qual assina dois capítulos em co-autoria com Heloisa Buarque de Hollanda e Julia de Cunto. Co-criou a Revista Beira, tendo atuado como editora e produtora de conteúdo até 2016. Tem poemas publicados na revista Modo de Usar e co., além de diversas antologias. Expôs Mobilização (2019), experimento com áudio, texto e performance no Parque Lage. Foi uma das curadoras do Subcena. Fazemos da memória nossas roupas é o seu primeiro filme.

Sabine Passareli - Terapeuta ocupacional e artista

Travesti não binária, 25 anos, de Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. Graduada como Terapeuta Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve abordagens em Saúde Mental através de processos de performance e arte educação. A partir de métodos interdisciplinares da Terapia Ocupacional, tem a presença como sua principal ferramenta, para pensar e desenvolver autonomia e liberdade.

Keyna Eleison - Curadora

Curadora, escritora, pesquisadora, herdeira Griot e xamãnica, narradora, cantora, cronista ancestral. Mestre em História da Arte e especialista em História da Arte e da Arquitetura pela PUC – Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); bacharel em Filosofia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Membro da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a. Bienal internacional de Arte SIART, na Bolivia. Atualmente cronista da revista Contemporary&, e Professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.