TERRA DOS ENCANTADOS

12’’ | 2020 | Itapecuru Mirim (Maranhão/Brasil)

Direção

Dayanne Santos, Anacleta Pires
Copy of 04 Terra de Encantados

SINOPSE

“Eles estão se afastando!”. Este filme é resultado da escuta de pessoas e encantados, nele destacamos que os encantados lutam junto com as pessoas pela defesa do território quilombola, eles amplificam os entendimentos sobre problemas ambientais quanto a não titulação das comunidades quilombolas no Brasil. A partir, do acompanhamento da luta pela titulação do território quilombola Santa Rosa dos Pretos, localizado no município de Itapecuru-Mirim no estado do Maranhão, da observação direta (in loco), de entrevistas semiestruturadas com pessoas e com os encantados da Tenda Nossa Senhora dos Navegantes (Tambor de Mina), de anotações no caderno de campo, da escrevivência de festas, festejos, audiências, seminários e ocupações e da memória social do grupo, discutimos a relação entre território, encantados e luta na relação homem/natureza como forma de coproteção e como princípio filosófico das práticas existenciais do quilombo. Por esse princípio, quando a pessoa deixar de proteger o território, ela não conseguirá ter proteção cósmica para o seu próprio corpo. Entendendo os encantados como os verdadeiros “donos” da terra, abrimos um leque de possibilidades para perceber o mundo e as relações sociais através de outras cosmovisões/perspectivas que nos ajudam na compreensão de sentidos outros para a manutenção do território negro.

CLASSIFICAÇÃO

Livre

EXIBIÇÃO

16 a 23 de março de 2021

FICHA TÉCNICA

COMPANHIA PRODUTORA: GEDMMA/UFMA; Coletivo Encontros Marginais/MA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Dayanne Santos

ROTEIRO: Dayanne Santos, Anacleta Pires, Maria Dalva Pires, Mãe Severina, Zica Pires, Joércio Pires, Cíndia Brustolin, Horácio A. Sant’Ana Júnior

FOTOGRAFIA: Dayanne Santos

SOM: Dayanne Santos

DIREÇÃO DE ARTE: Mãe Severina, Anacleta Pires e Maria Dalva ( Tenda Nossa Senhora dos Navegantes/MA)

FIGURINO: Mãe Severina, Anacleta Pires e Maria Dalva Pires

MONTAGEM: Dayanne Santos

MIXAGEM: Dayanne Santos

CONTATO: +55 51 98544-9951 | lavignedayanne@gmail.com (Dayanne Santos)

Terrados encantados

Dayanne Santos, Anacleta Pires

MINI-BIO

DAYANNE DA SILVA SANTOS – Mulher negra, educadora popular, poeta, socióloga, ativista e de terreiro (Tambor de Mina). Integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA); Coordenadora do Coletivo Encontros Marginais e integrante do grupo de mulheres negras de Porto Alegre/RS Pretambor.

ANACLETA PIRES DA SILVA – Mulher negra, quilombola, educadora popular, defensora popular de direitos humanos e da natureza, lavradora, poetisa, coureira, compositora e cantora, instrumentista, nascida e criada no Território Quilombola de Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/Maranhão e integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA). Filha de mãe África, descendente de escravizados e escravizadas nas senzalas.