SESSÃO 25 – ENCANTARIAS

16 a 23 de março de 2021

Curadoria

Cineclube Bamako
araras_mundo

Sobre

O Cineclube Bamako orgulhosamente apresenta uma sessão mais do que especial: Atendendo ao convite da Semana (RJ) participaremos de sua atividade de curadoria expandida – a Semana Semana, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de março. Esta é mais uma ação em parceria, que vem para ampliar as articulações cineclubistas com outros estados do Brasil.
A nossa curadoria, organizada por integrantes do Bamako em Porto Alegre-RS, Olinda-PE e Rio de Janeiro-RS, propôs uma sessão com dois filmes produzidos por realizadoras de comunidades quilombolas de Itapecuru Mirim-MA e de Mirandiba-PE. A intitulada Sessão Encantarias exibirá os curtas Terra de Encantados, de Dayanne Santos e Anacleta Pires; e Não Mexa em Coisa Sagrada, do Coletivo Ficcionalizar.
Nosso intuito é dialogar sobre a potência das narrativas produzidas a partir do olhar e da escuta de quem vive os territórios quilombolas, suas lutas políticas, percepções de mundo e manifestações culturais e espirituais. Para isso, convidamos as realizadoras maranhenses Dayanne Santos, Anacleta Pires e a produtora pernambucana Aline Maria para um debate mediado pela nossa companheira do Bamako, Fabiana Maria.
A Sessão Encantarias acontecerá em formato virtual de forma aberta à participação e às perguntas do público durante o debate. Chegue junto e aprecie este momento de difusão e fortalecimento de narrativas independentes sobre tradições ancestrais em constante luta por afirmação de seus modos de ser e de bem viver.

Filmes e debate

NÃO MEXA EM COISA SAGRADA

10’’ | 2019 | Mirandiba (Pernambuco/Brasil)

Direção

Coletivo Ficcionalizar

Classificação

Livre

TERRA DE ENCANTADOS

12’’ | 2020 | Itapecuru Mirim (Maranhão/Brasil)

Direção

Dayanne Santos, Anacleta Pires

Classificação

Livre

ENCANTARIAS

22 de março de 2021 às 15h

Debatedores

Debatedoras: Aline Maria da Silva (NÃO MEXE EM COISA SAGRADA), Dayanne Santos, Anacleta Pires (TERRA DE ENCANTADOS). Mediação: Fabiana Maria (Professora, ativista do Movimento Negro, Co-fundadora do Cineclube Bamako)

Classificação

Livre