SESSÃO 28 – SÓ QUEM VIVE SABE

Curadoria

Sobre

Após um hiato de três meses, o Zero4 Cineclube retorna às atividades cineclubistas com uma exibição exclusiva, a convite da Semana Semana. Para este encontro, programamos uma sessão chamada “Só Quem Vive Sabe”, que contará com dois curtas-metragens brasileiros recentes que trazem à tona experiências de opressão sofridas por mulheres. O intuito da mostra é dar a ver os profundos sentimentos que escorrem de cada uma das personagens através de sua árdua sobrevivência, enfrentando dificuldades em casa e no trabalho. Apesar de circundarem o mesmo tema, os filmes escolhidos apontam para abordagens distintas no campo operário feminino.

O primeiro filme da sessão é Estado Itinerante (2016), dirigido pela cineasta mineira Ana Carolina Soares. Já o segundo se chama As Mulheres Pensam (2015), da realizadora paulista Talita Araújo. Ambas as obras trazem em seu cerne a construção de um espaço ríspido do labor e nos ajudam a refletir sobre uma temática ainda pouco debatida no cinema brasileiro contemporâneo. Diferente de filmes fabris mais recorrentes em nossa cinematografia, tais obras abrem portas para jogarmos luz às distintas formas de opressão e depressão causadas nos ambientes do ofício.

Filmes e debate

AS MULHERES PENSAM

5’ | 2015 | São Paulo (SP)

Direção

Talita Araújo

Classificação

Livre

ESTADO ITINERANTE

25’ | 2016 | Belo Horizonte (BH)

Direção

Ana Carolina Soares

Classificação

12 anos

SÓ QUEM VIVE SABE

6 a 13 de abril de 2021

Debatedores

Talita Araújo (AS MULHERES PENSAM), Ana Carolina Soares (ESTADO ITINERANTE), André Berzagui (curadoria), Lauren Mattiazzi Dilli (curadoria e produção), Rubens Fabricio Anzolin (curadoria)

Classificação

Livre