SESSÃO 29 – MULHERIDADES: PLURIVERSAIS DO PODER ÀS VIOLAÇÕES

13 a 20 de abril de 2021

Curadoria

Cine Taquara
passaros_paisagem

Sobre

Esta sessão foi costurada pelas mãos e mentes de mulheres coletivas em suas diversas formas de ser e estar no mundo em parceria com Cine Taquara, a fim de reduzir os impactos das violências cometidas contra as nossas corpas diariamente – violências estas que têm aumentado vertiginosamente durante a pandemia e o isolamento social – e não podem mais ficar silenciadas tampouco podem ser esquecidas.
Decidimos denunciar e repensar formas de prevenção à violência e de cuidado às vítimas por meio do poder do cinema ao construir outras possibilidades de imaginário social. “Flores Horizontais” e “Por nós, por Elas – Um Manifesto Contra a Violência de Gênero”, são filmes nacionais independentes dirigidos por mulheres, que se encruzam através do Cinema Experimental, do resgate à memória, escancarando a pluriversalidade em ser mulher no Brasil e os diversos tipos de violações que sofrem as nossas corpAs.
A curadoria desta sessão foi realizada pelo Cine Taquara, coletivo cineclubista da Zona Oeste carioca formado por jovens pretes que pensam e criam arte e cultura em seu território, transformando ruas, salas de aulas, unidades do Degase e praças em palcos e centros culturais populares pulsantes.
Neste momento de pandemia, precisamos reinventar as formas de confluência entre nosso povo. Presentificamos nosso passado e futuro ao conectar nossas raízes à tecnologia. E é com muito prazer que recriamos nossas formas de comunicação nesta confluência com o Semana Semana.

Filmes e debate

FLORES HORIZONTAIS

7′ | 2019 | Rio de Janeiro (RJ)

Direção

Bruna Andrade

Classificação

Livre

POR NÓS, POR ELAS

9′ | 2020 | Rio de Janeiro (RJ)

Direção

Nós, as poetas

Classificação

Livre

MULHERIDADES: PLURIVERSAIS DO PODER ÀS VIOLAÇÕES

20 de abril de 2021

Debatedores

Bruna Andrade (FLORES HORIZONTAIS), Gabi Luna (POR NÓS, POR ELAS), Gleyser Ferreira (Curadoria)

Classificação

Livre