SESSÃO 38 – A ILUSÃO DA SUPERIORIDADE E EVOLUÇÃO

22 a 29 de junho de 2021

Curadoria

Kanynary Apurinã
Curadoria Kanynary

Sobre

Será que estamos evoluindo mesmo? E para onde?
Em um presente momento que, o homem gasta bilhões e bilhões para ir ao espaço, mais não se gasta nada para matar a fome de seu próprio planeta! Realmente e difícil para nós povos nativos compreender isso…
Conta os mais antigos que, a mãe natureza sempre esteve presente conosco com o passar do tempo, até que chegaram os que queriam ser maior que os outros, e a começaram a destruir aos poucos a mãe terra, observando tudo que foi criado sendo
destruído por uma ilusão de superioridade criada pela humanidade, vendo toda a destruição passando por seus olhos. Mas se manteve de pé a nação dos povos indígenas, vários povos que estão lutando até os dias de hoje pela mãe natureza, porque entendeu que, a mãe terra é o verdadeiro futuro de nossa terra e seus habitantes, a verdadeira evolução.
Mais infelizmente vários guerreiros estão perdendo suas vidas, perdendo seus povos, vendo toda a luta histórica sendo hostilizada e muitas das vezes sem credibilidade por olhares ignorantes, talvez eles ainda não entenderam, o homem que criou a ilusão da superioridade ainda está vencendo essa batalha, esmagando aos poucos o coração da natureza.
Os animais presenciam constantemente, seus céus dando espaço aos pássaros de ferro, o mapinguari que já não derruba arvoes para assustar, agora se assusta com o bicho feito de ferro com dentes de aço, capaz de derrubar em questão de minutos as árvores guardiães que estão ali, de pé a muitos anos, muito mais tempo que muitos animais ou habitantes que existem, o guerreiro já não caça no silencio, pois os invasores entram em suas terras com um bicho de ferro que cospe fogo pela boca, muita das vezes apenas ferindo os animais, e assustando todo um bando para longe, muito longe.
Mais talvez eu entenda a mãe terra e o motivo de seu silencio, enquanto a ilusão de superioridade existir, vamos sempre estar perdendo e jamais evoluindo.
Então haverá um dia em que a mãe terra vai voltar e dizer o que sempre nos tentou avisar, quando homem poluía seus Rios, ela furiosa enchia os rios até que alagassem suas casas com uma forte enchente, quando o homem jogava fogo em suas florestas ela triste chorava até que o fogo se apagasse, quando o homem joga agrotóxico em sua terra, ela pedia as abelhas que passem por lá avisando que aquilo não e necessário, mas quando o ultimo peixe não puder mais ser consumido, quando a última gota de aguar se for e quanto toda a terra estiver envenenada, sei que ela vai se levantar e dizer para os donos das
ilusões de um futuro sem a natureza.
“Dinheiro não se come e nem mata sua sede”.
Nós povos nativos estamos do lado da mãe terra, até o ultimo guerreiro ou guerreira, pois não estamos editando nossa história, estamos reescrevendo.

Filmes e debate

ELA SÓ QUER SER MARIA

11′ | 2019 | Goiânia (GO)

Direção

Victor Vinícius

Classificação

Livre

GURI

12’ | 2019 | Vila Velha (ES)

Direção

Adriano Monteiro

Classificação

Livre

A ILUSÃO DA SUPERIORIDADE E EVOLUÇÃO

29 de junho de 2021 às 20h

Debatedores

Victor Vinícius (ELA SÓ QUER SER MARIA), Alê Alves (ELA SÓ QUER SER MARIA), Adriano Monteiro (GURI). Mediação: Kanynary Apurinã (Curadoria)

Classificação

Livre