SESSÃO 8 – MEMÓRIAS E IMAGENS DE UM FUTURO

06 a 13 de outubro de 2020

Curadoria

Zeca Ferreira
sessão 8

Sobre

TRAVESSIA, curta de Safira Moreira, exibido na Semana de n o 9, traz uma
poderosa reflexão e abre um grande campo investigativo, por onde a própria Safira seguiu se aventurando em sua recente série OLHARES NEGROS. No filme, ela coloca em questão a rarefação das imagens fotográficas de famílias negras brasileiras, assim como a estrutura atávica de poder que muitas dessas poucas imagens revelam. O racismo e a perversa desigualdade da república brasileira produziram classes distintas de cidadãos, algo que se reflete em muitos lugares e
também no seu acesso aos meios de produção de imagens, e, por consequência, na produção simbólica de uma imagem de país. Para uma parte da sociedade brasileira, a abundância de imagens de um passado familiar, espalhadas em baús e álbuns empoeirados, é mais um entre tantos privilégios naturalizados.
A sessão se complementa com BONDE, dirigido por Asaph Luccas e produzido pelo Gleba do Pêssego, um coletivo formado por realizadores LGBTI + de diferentes periferias da Grande SP. O filme é representativo da exuberante produção contemporânea que vem das periferias brasileiras com apetite para ocupar um lugar cada vez mais central. Filmes provocadores que colocam em xeque as identidades estabelecidas e confrontam aquelas mesmas estruturas de poder. Em lugar de querer estabelecer uma espécie de gênero do filme de periferia, ou “de quebrada”, buscamos aqui olhar justamente para a diversidade de linguagem, códigos e influências encontrados nessas produções.
Se hoje, os meios de produção de imagem já não são um privilégio de classe social, os mecanismos de invisibilização, por outro lado, também se sofisticaram, levando a luta para novas arenas.

Filmes e debate

BONDE

18′ | 2019 | São Paulo, SP

Direção

Asaph Luccas

Classificação

Livre

TRAVESSIA

5′ | 2017 | Rio de Janeiro/RJ

Direção

Safira Moreira

Classificação

Livre

MEMÓRIAS E IMAGENS DE UM FUTURO

13 de outubro de 2020 às 20h

Debatedores

Asaph Luccas (BONDE), Thais Ayomide (fotógrafa, atriz e escritora), Taty Maria (produtora cultural e pesquisadora da Casa Fluminense). Mediação: Zeca Ferreira (curador)

Classificação

Livre